Saturday, December 30, 2006

estrelinha azul

Ao passear pelos blogs do sapo, e depois de encontrar para cima de uma dezena de blogs da Floribella, dei de caras com um blog magnifico chamado estrelinha azul, que podem ver em http://extrelinha_azul.blogs.sapo.pt/ e que nos conta que no dia 27 de Novembro algumas coisas estaM a mudar e passo a citar:
"Estam algumas coisas a mudar...
Pois é... mudaram algumas coisas nos ultimos tempos: a Joana e o Luis acabaram, a Ana Sofia desistiu do Dagas e agora gosta do Káka... que acho que gostas da Melanie, mas também acho que ela tem mais hipoteses com o Káka do que com o Dagas. Ahh... a Joana agora está a começar a gostar do André... penso eu, porque ela também não tem a certeza, porque também ainda gosta do Luis. Bom... eu continuo bem com o Ruben, tenho é que contar á minha mãe... mas tem me faltado coragem..."
Será que toda esta narrativa está de alguma maneira ligada às dezenas de blogs da Floribella que vi antes ou nem por isso?
Ah, para quem não quiser perder tempo em ir ao blog mas tiver alguma curiosidade, a Estrelinha e o Rubem acabaram hoje... dia 30 de Dezembro. Ano novo, vida nova!

quem é a menina?

Thursday, December 28, 2006

pinter



brilhante, como sempre, harold pinter escreveu uma pequena peça que foi representada pelo próprio e por um outro actor (lamento não saber quem é) na BBC e que demonstra a paixão odiosa que pinter, como alguns de nós, tem por telemoveis. é uma peça a não perder... vão ver... é muito pequena (http://eamelje.net/2006/06/24/apart-from-that/)
para quem não sabe: harold pinter é um escritor, poeta, dramaturgo e actor inglês. ganhou o nobel da literatura em 2005. autor de Kullus (1949), The Dwarfs (1952-56), Latest Reports from the Stock Exchange (1953), The Black and White (1954-55), The Examination (1955), Tea Party (1963), The Coast (1975), Problem (1976), Lola (1977), Short Story (1995), Girls (1995), Sorry About This (1999), God's District (1997), Tess (2000), Voices in the Tunnel (2001) (Prosa); War (2003) (Poesia); The room (1957), The caretaner (1960), A slight ache (1961), The homcoming (1965), Md Times (1971), No Maris land (1975) (Teatro).
para mais informações: http://www.haroldpinter.org/

Wednesday, December 27, 2006

ossos

o designer e ilustrador Michael Paulus (http://michaelpaulus.com) tem no seu site um excelente trabalho que dá vida a algumas personagens de animação dando-lhes a forma humana, transpondo-os para o seu esqueleto. como ele próprio admite, todos nos habituámos a ver as personagens de animação distorcidas, fazendo elas parte do nosso imaginário e não pondo nós em questão a possibilidade da impossibilidade dos seus corpos, da fisicalidade da figura que Paulus decompõe neste magnifico trabalho.





Sunday, December 24, 2006

porque é natal...

os filhos da minha vizinha combinaram almoçar com ela... e às três horas da tarde a senhora estava ainda na Suprema, já tinha almoçado sozinha, mas continuava de pé a olhar a montra à espera que eles chegassem...

Saturday, December 23, 2006

é altura das listas


no blog do Pedro Mexia descobri que o "Observer" publicou uma lista com «50 clássicos esquecidos», muitos deles indisponíveis em DVD. a escolha colectiva foi capitaneada por Philip French. conheço alguns e isso faz-me logo dizer que a escolha é muito suspeita (o "Tin Cup" um clássico esquecido????) no entanto há filmes extraordinários, incluindo o recente "Bamboozled" de Spike Lee. eis os cinquenta, por ordem cronológica. quantos conhece?

The Front Page, Lewis Milestone, 1931

Ace In The Hole, Billy Wilder, 1951
The Narrow Margin, Richard Fleischer, 1952
Salt Of The Earth, Herbert Biberman, 1953
Ride Lonesome, Budd Boetticher, 1959

The Damned, Joseph Losey, 1961
The Day The Earth Caught Fire, Val Guest, 1961
Petulia, Richard Lester, 1968
The Swimmer, Frank Perry, 1968
Queimada!, Gillo Pontecorvo, 1969

The Hired Hand, Peter Fonda, 1971
Let's Scare Jessica To Death, John D Hancock, 1971
A New Leaf, Elanie May, 1971
Two-Lane Blacktop, Monte Hellman, 1971
Fat City, John Huston, 1972
49 Jeremy, Arthur Barron, 1973
Robin Hood, Wolfgang Reitherman, 1973
Cockfighter, Monte Hellman, 1974
The Parallax View, Alan J Pakula, 1974
3 Women, Robert Altman, 1977
Bill Douglas Trilogy, Bill Douglas, 1972-78
I Wanna Hold Your Hand, Robert Zemeckis, 1978
Newsfront, Phillip Noyce, 1978
Le Petomane, Ian MacNaughton, 1979
Wise Blood, John Huston, 1979

Babylon, Franco Rosso, 1980
The Ninth Configuration, William Peter Blatty, 1980
Cutter's Way, Ivan Passer, 1981
Lianna, John Sayles, 1982
The State Of Things, Wim Wenders, 1982
Breathless, Jim McBride, 1983
Terence Davies Trilogy, Terence Davies, 1984
Top Secret!, Jim Abrahams, David and Jerry Zucker, 1984
Dreamchild, Gavin Millar, 1985
Round Midnight, Bertrand Tavernier, 1986
Housekeeping, Bill Forsyth, 1987
Less Than Zero, Marek Kanievska, 1987
The Mad Monkey, Fernando Trueba, 1989

Twin Peaks: Fire Walk With Me, David Lynch, 1992
Safe, Todd Haynes, 1995
Beautiful Girls, Ted Demme, 1996
Grace Of My Heart, Allison Anders, 1996
Tin Cup, Ron Shelton, 1996
Under The Skin, Carine Adler, 1997

Bamboozled, Spike Lee, 2000
The Low Down, Jamie Thraves, 2000
The Beaver Trilogy, Trent Harris, 2001
Save The Last Dance, Thomas Carter, 2001
Millions, Danny Boyle, 2004
Day Night Day Night, Julia Loktev, 2006

ainda se considera um cinéfilo...?

Friday, December 22, 2006

quem tem medo do pai natal, pai natal, pai natal...





pelos vistos nem todas as crianças esperam a vinda do pai natal com um prato de bolachas, um copo de leite e um sorriso nos lábios. há até quem tenha muito medo do pai natal (se bem que em alguns dos casos é justificavel...). são 70 fotografias reunídas num únicos site "Scared Santa" http://www.southflorida.com/events/sfl-scaredsanta,0,2245506.photogallery?coll=sfe-events-headlines&index=1 - vale apena ir lá ver...

Friday, December 15, 2006

o anel do wagner


engraçado, ainda no outro dia aqui falei do Fernando Ávila como exemplo de um excelente realizador que a RTP tem em casa e hoje ele volta a dar provas disso: "RICHARD WAGNER - O OURO DO RENO (MAKING OF) ", um magnifico documentário que acompanha, em jeito de diário de produção, a encenação da ópera "O Ouro do Reno" por Graham Vick. Bem realizado, bem construído, bem montado... um filme que respira e deixa respirar.
se por acaso a 2: voltar a passar não perca. O S. Carlos de parabéns, a 2: de parabéns, todos de parabéns.
quanto ao "OURO DO RENO", de Richard Wagner, a ópera que marcou o S. Carlos como poucas o fizeram, pode ser vista este DOMINGO, 17 de DEZEMBRO de 2006, na 2: às 00.17h.

do site da 2:
"O ‘making-of’ do prólogo da tetralogia de Richard Wagner no Teatro Nacional de São Carlos
No final de Maio, o Teatro Nacional de São Carlos (TNSC) apresentou o “Ouro do Reno”, o prólogo da conhecida tetralogia de Richard Wagner “O Anel dos Nibelungos”. A 2: acompanha a transformação que o TNSC se prepara para viver em ordem a um espectáculo que deixará seguramente marcas inesquecíveis."
também do site da 2:
"Gravada no teatro de São Carlos, "Ouro do Reno", a primeira das óperas que constituem a tetralogia "O Anel do Nibelungo", com libreto e música de Richard Wagner foi apresentada pela primeira vez a 22 de Setembro de 1869 em Munique.
Hoje a obra de Richard Wagner redescobre-se viva, orgânica. Sucedem-se novas abordagens, e inovadoras encenações como a que assistimos no Teatro S. Carlos de O Ouro do Reno com Direcção musical de Emílio Pomàrico e Encenação de Graham Vick, ou nas sucessivas apostas de inovação do Festival de Bayreuth.
"O Ouro do Reno" tem como intérpretes: Stefan Ignat, Will Hartmann, Judit Németh e Tatiana Serjan entre muitos outros.O ouro do Reno dará todo o poder a quem dele fizer um anel e renunciar ao amor.
O nibelungo Alberich rouba o ouro, renega o amor e faz o anel. Wotan, rei dos deuses, tem que entregar Freia aos gigantes por lhe terem construído um castelo. Mas sem Freia, deusa da Juventude, os outros deuses perecerão.Wotan domina Alberich, obtém dele o anel e um elmo mágico, mas tem que os adr aos gigantes para recuperar Freia.A ambição do poder leva o gigante Fafner a matar o irmão Fasolt. o anel e o elmo ficam em poder de Fafner. Os deuses entram no castelo, cujo nome é Walhall."

o programa do diogo


magnífico programa de televisão é o "CUIDADO COM A LÍNGUA", na RTP 1. Assim vale apena ver televisão! O Diogo Infante é, como sempre, fantástico. A realização e grafismos do programa notáveis, e depois todo o propósito de aproximar a língua portuguesa dos portugueses, parece-me muito bem conseguido. Este sim é um campeão de audiências, mesmo que seja eu o único a ver!
"Este novo formato da RTP 1 junta a vertente didáctica e lúdica, recorrendo também ao humor, apontará, não só, os erros, disparates e respectivas correcções, mas também, o registo e valorização de novas terminologias que vieram enriquecer a língua portuguesa. Outra preocupação passa por elucidar os telespectadores sobre o significado de determinadas expressões utilizadas no nosso quotidiano. Este é um programa, cuja ideia partiu de José Mário Costa, responsável do sítio na Internet Ciberdúvidas da Lingua Portuguesa, que conta com a participação da professora Maria Regina Rocha e do jornalista João Lopes Marques (que escreveu os guiões de cada um dos 13 programas), e foi produzido e realizado integralmente pela produtora “Até ao Fim do Mundo”. "

Os programas emitidos até esta data encontram-se disponíveis em http://multimedia.rtp.pt/, em sistema podcast (pós-difusão).

Thursday, December 14, 2006

o site do fernando


pois é, até o Fernando Mendes se rendeu à internet... E goste-se ou não, o facto é que o actor e a sua equipa conseguiram produzir um site bem feito. É ver em: http://www.fernandomendes.pt

pena tenho que o Fernando Mendes não siga o seu humor do tempo de "A Prova dos Novos" onde deu a prova de que o consegue fazer...

para quem gosta de site de actores portugueses pode ainda visitar:
o António Feio em http://www.antoniofeio.com/
e o Rogério Samora em http://www.rogeriosamora.com/ (lamentavelmente abandonado)

se souberem de mais, avisem...

Tuesday, December 12, 2006

o portugal do miguel


Acabei de ver RTP 1 um programa de televisão extremamente bem feito: "O Portugal de...", com uma entrevista a Miguel Esteves Cardoso que, como sempre, foi divertido, esclarecedor, brilhante, interessante, etc, etc, etc... deviam fazer cópias em DVD e distribuir pela escolas, podia ser muito útil a vários... professores (e alunos também).
No site da RTP lê-se:
"PORTUGAL DE...
Um olhar de 12 portugueses sobre Portugal, em conversas reveladoras!
Em 12 episódio conheça algumas das maiores figuras da vida pública portuguesa dos últimos 50 anos. A vida e as reflexões de uma personalidade, as pessoas, os lugares, épocas e acontecimentos. Uma série documental extraordinária.Uma partilha de experiências que o deixará a pensar. Cada episódio será centrado numa personalidade convidada, a qual falará sobre pessoas, lugares, épocas e acontecimentos da sua vida numa perspectiva de explorar o que é ser Português, viver em Portugal e a sua relação com o País. Em meados do século passado vigoravam nos círculos intelectuais em Portugal impressões e explicações do que era ser Português elaboradas sobretudo nos últimos anos do século XIX e princípio do século XX. Os símbolos e estereótipos dessa “maneira de ser Português” foram intensamente divulgados através do ensino e de muitas formas de arte e comunicação. A presente série de programas procura compreender como a experiência de vida portuguesa dos convidados foi ou não afectada por esse património, e os levou ou não a contestá-lo e a afastar-se dele. Trata-se de saber, no fundo, se é possível ou necessário falar, depois das transformações dos últimos 50 anos, de uma nova maneira de ser Português."
O programa é da autoria de Rui Ramos (que conduz a entrevista), a produção de João Barrigana e a realização de Fernando Ávila, que continua a fazer televisão magistralmente. Um realizador que nos deu já grandes obras no passado como "Residencial Tejo", "Sozinhos em Casa", "Pós de Bem-Querer", "Crime na Pensão Estrelinha" ou "Grande Noite" de Filipe La Féria, para quem gravou também o "Passa Por Mim No Rossio". Este sim, deveria ser o primeiro realizador que a RTP deveria chamar para todos os programas e mais alguns, este homem não devia parar de trabalhar...
Na próxima terça-feira às 23.15, lá estarei para ver o senhor(a) que se segue.

Sunday, December 10, 2006

accuradio #2


Já aqui mencionei a "accuradio", uma estação de rádio que pode ser acedida pela net, no entanto agora com um canal especialmente dedicado à música de natal, a coisa torna-se ainda mais interessante, variadade não falta, é só aceder em: http://www.accuradio.com/holidays/
Os sub-canais são os seguintes:

Holiday Pop - Your favorite contemporary pop stars sing holiday music!

Holiday Pop/Rock - Holiday classics from your favorite contemporary artists!

R&B and Gospel Holiday - R&B, and even a little Gospel for the holidays.

Religious Christmas Classics - The true meaning of the Season -- songs about the birth of Christ and a promise for peace on Earth.

The Season's New Releases - Holiday music released this year.

Christmas Standards - Lots of versions of only the best-known Christmas songs.


Holiday Adult Contemporary - Great holiday music by contemporary artists like Mariah Carey, Neil Diamond, Barbra Streisand, and others.

Holiday Country - Alabama, Clint Black, Johnny Cash, Billy Gilman, Reba McEntire, B.J. Thomas, and many others.

A Non-Standard Christmas - There's more to holiday music than the same 10 carols... explore some wider territory.

Channel O - 'O Holy Night,' 'O Come All Ye Faithful,' 'O Tannenbaum,' and so forth.

Chestnuts Roasting - Nothing but the Mel Torme-penned classic "The Christmas Song," with versions by Frank Sinatra, Dave Brubeck, Christina Aguilera, and dozens of others.

Blue & White Christmas - From Elvis Presley to Bing Crosby and beyond, a channel comprised of two of your favorite colorful Christmas songs.

Have Yourself a Merry? - Hugh Martin and Ralph Blane's 1944 Christmas classic, as performed by such diverse artists as the Blue Hawaiians, Diana Krall, Coldplay, Alan Jackson, Pretenders, and, of course, Judy Garland.

Home for Christmas - R&B singer Charles Brown and others make the request ("Please Come...") -- and Tony Bennett, Harry Connick, Jr., and (of course) Bing Crosby respond that they will ("I'll Be...").

Celtic Christmas - Classic seasonal Celtic tunes from the artists you'll hear on AccuRadio's RadioCelt.com.

Christmas In... - It's like a holiday trip around the world: "Christmas in Killarney," "...in L.A.," "...in New York," and even "...in Jail!"

Happy New Year! - Songs about wintertime, snowfall, skating, and your plans for New Year's Eve.

Holiday Classical - Orchestral and vocal solo holiday music.

Holiday Jazz - Jazz versions of seasonal tunes by Dave Brubeck, Boney James, Dave Koz, John Pizzarelli, Rosemary Clooney and many others.

Holiday Music - Warm your soul with the very best of the holidays. Featuring rock, pop, jazz, country, R&B, Hawaiian, cabaret artists, and more!

Holiday Rock - Rock renditions of holiday sentiments.

Let It Snow! Let It Snow! Let It Snow! - A blizzard of different versions of the classic holiday tune -- by Dean Martin, Boots Randolph, Ella Fitzgerald, Chet Atkins, and many others.

Modern Classics - Twenty great songs that we think will one day be cherished as "classics."

Old-Fashioned Christmas - Old-time holiday favorites from some the greatest artists of all time.

Radio North Pole - Songs about Santa, his reindeer, and the elves.

Spice Tracks - Non-traditional musical styles, artists, and songs.

The Jingle Channel - If it's a holiday classic with the word "Jingle" anywhere in the title (e.g., "Jingle Bell Rock"), you'll hear it here!

The Silent Night Channel - Dozens of versions of one of the world's best-loved Christmas carols.

Wide Playlist - The whole enchilada... our entire library! The widest playlist of holiday songs you'll find anywhere

o filme de natal

Acho que este é o mais natalício de todos os filmes de Natal. Se não tem nada que fazer este domingo, sente-se no seu sofá com uma taça de castanhas assadas e relembre este magnifico filme de Frank Capra.
It's a Wonderful Life

Thursday, December 07, 2006

we wish you...

e não é que chegou o natal...!?


é verdade: chegou! e que bom que é! e que bom que é contrariar toda a gente que escreve artigos uns atrás de outros a dizer que o natal é um frete, que já não se podem ouvir músicas de natal, etc, etc, etc...
quem partilha a paixão natalícia pode espreitar o museu da woolworths na secção de decorações de natal e ver as evoluções, é fantástico!
http://museum.woolworths.co.uk/xmasdecs.htm

Wednesday, December 06, 2006

o regresso......

Finalmente tenho o meu computador de volta, regressado do outro lado, quase à beira de uma morte inevitavel...
Mas estou de volta e agora trata-se de recuperar o tempo perdido...
Quem tiver fim-de-semana, contrariamente a mim, vá até Alcobaça e passe pela exposição do Rodrigo