Saturday, December 30, 2006

estrelinha azul

Ao passear pelos blogs do sapo, e depois de encontrar para cima de uma dezena de blogs da Floribella, dei de caras com um blog magnifico chamado estrelinha azul, que podem ver em http://extrelinha_azul.blogs.sapo.pt/ e que nos conta que no dia 27 de Novembro algumas coisas estaM a mudar e passo a citar:
"Estam algumas coisas a mudar...
Pois é... mudaram algumas coisas nos ultimos tempos: a Joana e o Luis acabaram, a Ana Sofia desistiu do Dagas e agora gosta do Káka... que acho que gostas da Melanie, mas também acho que ela tem mais hipoteses com o Káka do que com o Dagas. Ahh... a Joana agora está a começar a gostar do André... penso eu, porque ela também não tem a certeza, porque também ainda gosta do Luis. Bom... eu continuo bem com o Ruben, tenho é que contar á minha mãe... mas tem me faltado coragem..."
Será que toda esta narrativa está de alguma maneira ligada às dezenas de blogs da Floribella que vi antes ou nem por isso?
Ah, para quem não quiser perder tempo em ir ao blog mas tiver alguma curiosidade, a Estrelinha e o Rubem acabaram hoje... dia 30 de Dezembro. Ano novo, vida nova!

quem é a menina?

Thursday, December 28, 2006

pinter



brilhante, como sempre, harold pinter escreveu uma pequena peça que foi representada pelo próprio e por um outro actor (lamento não saber quem é) na BBC e que demonstra a paixão odiosa que pinter, como alguns de nós, tem por telemoveis. é uma peça a não perder... vão ver... é muito pequena (http://eamelje.net/2006/06/24/apart-from-that/)
para quem não sabe: harold pinter é um escritor, poeta, dramaturgo e actor inglês. ganhou o nobel da literatura em 2005. autor de Kullus (1949), The Dwarfs (1952-56), Latest Reports from the Stock Exchange (1953), The Black and White (1954-55), The Examination (1955), Tea Party (1963), The Coast (1975), Problem (1976), Lola (1977), Short Story (1995), Girls (1995), Sorry About This (1999), God's District (1997), Tess (2000), Voices in the Tunnel (2001) (Prosa); War (2003) (Poesia); The room (1957), The caretaner (1960), A slight ache (1961), The homcoming (1965), Md Times (1971), No Maris land (1975) (Teatro).
para mais informações: http://www.haroldpinter.org/

Wednesday, December 27, 2006

ossos

o designer e ilustrador Michael Paulus (http://michaelpaulus.com) tem no seu site um excelente trabalho que dá vida a algumas personagens de animação dando-lhes a forma humana, transpondo-os para o seu esqueleto. como ele próprio admite, todos nos habituámos a ver as personagens de animação distorcidas, fazendo elas parte do nosso imaginário e não pondo nós em questão a possibilidade da impossibilidade dos seus corpos, da fisicalidade da figura que Paulus decompõe neste magnifico trabalho.





Sunday, December 24, 2006

porque é natal...

os filhos da minha vizinha combinaram almoçar com ela... e às três horas da tarde a senhora estava ainda na Suprema, já tinha almoçado sozinha, mas continuava de pé a olhar a montra à espera que eles chegassem...

Saturday, December 23, 2006

é altura das listas


no blog do Pedro Mexia descobri que o "Observer" publicou uma lista com «50 clássicos esquecidos», muitos deles indisponíveis em DVD. a escolha colectiva foi capitaneada por Philip French. conheço alguns e isso faz-me logo dizer que a escolha é muito suspeita (o "Tin Cup" um clássico esquecido????) no entanto há filmes extraordinários, incluindo o recente "Bamboozled" de Spike Lee. eis os cinquenta, por ordem cronológica. quantos conhece?

The Front Page, Lewis Milestone, 1931

Ace In The Hole, Billy Wilder, 1951
The Narrow Margin, Richard Fleischer, 1952
Salt Of The Earth, Herbert Biberman, 1953
Ride Lonesome, Budd Boetticher, 1959

The Damned, Joseph Losey, 1961
The Day The Earth Caught Fire, Val Guest, 1961
Petulia, Richard Lester, 1968
The Swimmer, Frank Perry, 1968
Queimada!, Gillo Pontecorvo, 1969

The Hired Hand, Peter Fonda, 1971
Let's Scare Jessica To Death, John D Hancock, 1971
A New Leaf, Elanie May, 1971
Two-Lane Blacktop, Monte Hellman, 1971
Fat City, John Huston, 1972
49 Jeremy, Arthur Barron, 1973
Robin Hood, Wolfgang Reitherman, 1973
Cockfighter, Monte Hellman, 1974
The Parallax View, Alan J Pakula, 1974
3 Women, Robert Altman, 1977
Bill Douglas Trilogy, Bill Douglas, 1972-78
I Wanna Hold Your Hand, Robert Zemeckis, 1978
Newsfront, Phillip Noyce, 1978
Le Petomane, Ian MacNaughton, 1979
Wise Blood, John Huston, 1979

Babylon, Franco Rosso, 1980
The Ninth Configuration, William Peter Blatty, 1980
Cutter's Way, Ivan Passer, 1981
Lianna, John Sayles, 1982
The State Of Things, Wim Wenders, 1982
Breathless, Jim McBride, 1983
Terence Davies Trilogy, Terence Davies, 1984
Top Secret!, Jim Abrahams, David and Jerry Zucker, 1984
Dreamchild, Gavin Millar, 1985
Round Midnight, Bertrand Tavernier, 1986
Housekeeping, Bill Forsyth, 1987
Less Than Zero, Marek Kanievska, 1987
The Mad Monkey, Fernando Trueba, 1989

Twin Peaks: Fire Walk With Me, David Lynch, 1992
Safe, Todd Haynes, 1995
Beautiful Girls, Ted Demme, 1996
Grace Of My Heart, Allison Anders, 1996
Tin Cup, Ron Shelton, 1996
Under The Skin, Carine Adler, 1997

Bamboozled, Spike Lee, 2000
The Low Down, Jamie Thraves, 2000
The Beaver Trilogy, Trent Harris, 2001
Save The Last Dance, Thomas Carter, 2001
Millions, Danny Boyle, 2004
Day Night Day Night, Julia Loktev, 2006

ainda se considera um cinéfilo...?

Friday, December 22, 2006

quem tem medo do pai natal, pai natal, pai natal...





pelos vistos nem todas as crianças esperam a vinda do pai natal com um prato de bolachas, um copo de leite e um sorriso nos lábios. há até quem tenha muito medo do pai natal (se bem que em alguns dos casos é justificavel...). são 70 fotografias reunídas num únicos site "Scared Santa" http://www.southflorida.com/events/sfl-scaredsanta,0,2245506.photogallery?coll=sfe-events-headlines&index=1 - vale apena ir lá ver...

Friday, December 15, 2006

o anel do wagner


engraçado, ainda no outro dia aqui falei do Fernando Ávila como exemplo de um excelente realizador que a RTP tem em casa e hoje ele volta a dar provas disso: "RICHARD WAGNER - O OURO DO RENO (MAKING OF) ", um magnifico documentário que acompanha, em jeito de diário de produção, a encenação da ópera "O Ouro do Reno" por Graham Vick. Bem realizado, bem construído, bem montado... um filme que respira e deixa respirar.
se por acaso a 2: voltar a passar não perca. O S. Carlos de parabéns, a 2: de parabéns, todos de parabéns.
quanto ao "OURO DO RENO", de Richard Wagner, a ópera que marcou o S. Carlos como poucas o fizeram, pode ser vista este DOMINGO, 17 de DEZEMBRO de 2006, na 2: às 00.17h.

do site da 2:
"O ‘making-of’ do prólogo da tetralogia de Richard Wagner no Teatro Nacional de São Carlos
No final de Maio, o Teatro Nacional de São Carlos (TNSC) apresentou o “Ouro do Reno”, o prólogo da conhecida tetralogia de Richard Wagner “O Anel dos Nibelungos”. A 2: acompanha a transformação que o TNSC se prepara para viver em ordem a um espectáculo que deixará seguramente marcas inesquecíveis."
também do site da 2:
"Gravada no teatro de São Carlos, "Ouro do Reno", a primeira das óperas que constituem a tetralogia "O Anel do Nibelungo", com libreto e música de Richard Wagner foi apresentada pela primeira vez a 22 de Setembro de 1869 em Munique.
Hoje a obra de Richard Wagner redescobre-se viva, orgânica. Sucedem-se novas abordagens, e inovadoras encenações como a que assistimos no Teatro S. Carlos de O Ouro do Reno com Direcção musical de Emílio Pomàrico e Encenação de Graham Vick, ou nas sucessivas apostas de inovação do Festival de Bayreuth.
"O Ouro do Reno" tem como intérpretes: Stefan Ignat, Will Hartmann, Judit Németh e Tatiana Serjan entre muitos outros.O ouro do Reno dará todo o poder a quem dele fizer um anel e renunciar ao amor.
O nibelungo Alberich rouba o ouro, renega o amor e faz o anel. Wotan, rei dos deuses, tem que entregar Freia aos gigantes por lhe terem construído um castelo. Mas sem Freia, deusa da Juventude, os outros deuses perecerão.Wotan domina Alberich, obtém dele o anel e um elmo mágico, mas tem que os adr aos gigantes para recuperar Freia.A ambição do poder leva o gigante Fafner a matar o irmão Fasolt. o anel e o elmo ficam em poder de Fafner. Os deuses entram no castelo, cujo nome é Walhall."

o programa do diogo


magnífico programa de televisão é o "CUIDADO COM A LÍNGUA", na RTP 1. Assim vale apena ver televisão! O Diogo Infante é, como sempre, fantástico. A realização e grafismos do programa notáveis, e depois todo o propósito de aproximar a língua portuguesa dos portugueses, parece-me muito bem conseguido. Este sim é um campeão de audiências, mesmo que seja eu o único a ver!
"Este novo formato da RTP 1 junta a vertente didáctica e lúdica, recorrendo também ao humor, apontará, não só, os erros, disparates e respectivas correcções, mas também, o registo e valorização de novas terminologias que vieram enriquecer a língua portuguesa. Outra preocupação passa por elucidar os telespectadores sobre o significado de determinadas expressões utilizadas no nosso quotidiano. Este é um programa, cuja ideia partiu de José Mário Costa, responsável do sítio na Internet Ciberdúvidas da Lingua Portuguesa, que conta com a participação da professora Maria Regina Rocha e do jornalista João Lopes Marques (que escreveu os guiões de cada um dos 13 programas), e foi produzido e realizado integralmente pela produtora “Até ao Fim do Mundo”. "

Os programas emitidos até esta data encontram-se disponíveis em http://multimedia.rtp.pt/, em sistema podcast (pós-difusão).

Thursday, December 14, 2006

o site do fernando


pois é, até o Fernando Mendes se rendeu à internet... E goste-se ou não, o facto é que o actor e a sua equipa conseguiram produzir um site bem feito. É ver em: http://www.fernandomendes.pt

pena tenho que o Fernando Mendes não siga o seu humor do tempo de "A Prova dos Novos" onde deu a prova de que o consegue fazer...

para quem gosta de site de actores portugueses pode ainda visitar:
o António Feio em http://www.antoniofeio.com/
e o Rogério Samora em http://www.rogeriosamora.com/ (lamentavelmente abandonado)

se souberem de mais, avisem...

Tuesday, December 12, 2006

o portugal do miguel


Acabei de ver RTP 1 um programa de televisão extremamente bem feito: "O Portugal de...", com uma entrevista a Miguel Esteves Cardoso que, como sempre, foi divertido, esclarecedor, brilhante, interessante, etc, etc, etc... deviam fazer cópias em DVD e distribuir pela escolas, podia ser muito útil a vários... professores (e alunos também).
No site da RTP lê-se:
"PORTUGAL DE...
Um olhar de 12 portugueses sobre Portugal, em conversas reveladoras!
Em 12 episódio conheça algumas das maiores figuras da vida pública portuguesa dos últimos 50 anos. A vida e as reflexões de uma personalidade, as pessoas, os lugares, épocas e acontecimentos. Uma série documental extraordinária.Uma partilha de experiências que o deixará a pensar. Cada episódio será centrado numa personalidade convidada, a qual falará sobre pessoas, lugares, épocas e acontecimentos da sua vida numa perspectiva de explorar o que é ser Português, viver em Portugal e a sua relação com o País. Em meados do século passado vigoravam nos círculos intelectuais em Portugal impressões e explicações do que era ser Português elaboradas sobretudo nos últimos anos do século XIX e princípio do século XX. Os símbolos e estereótipos dessa “maneira de ser Português” foram intensamente divulgados através do ensino e de muitas formas de arte e comunicação. A presente série de programas procura compreender como a experiência de vida portuguesa dos convidados foi ou não afectada por esse património, e os levou ou não a contestá-lo e a afastar-se dele. Trata-se de saber, no fundo, se é possível ou necessário falar, depois das transformações dos últimos 50 anos, de uma nova maneira de ser Português."
O programa é da autoria de Rui Ramos (que conduz a entrevista), a produção de João Barrigana e a realização de Fernando Ávila, que continua a fazer televisão magistralmente. Um realizador que nos deu já grandes obras no passado como "Residencial Tejo", "Sozinhos em Casa", "Pós de Bem-Querer", "Crime na Pensão Estrelinha" ou "Grande Noite" de Filipe La Féria, para quem gravou também o "Passa Por Mim No Rossio". Este sim, deveria ser o primeiro realizador que a RTP deveria chamar para todos os programas e mais alguns, este homem não devia parar de trabalhar...
Na próxima terça-feira às 23.15, lá estarei para ver o senhor(a) que se segue.

Sunday, December 10, 2006

accuradio #2


Já aqui mencionei a "accuradio", uma estação de rádio que pode ser acedida pela net, no entanto agora com um canal especialmente dedicado à música de natal, a coisa torna-se ainda mais interessante, variadade não falta, é só aceder em: http://www.accuradio.com/holidays/
Os sub-canais são os seguintes:

Holiday Pop - Your favorite contemporary pop stars sing holiday music!

Holiday Pop/Rock - Holiday classics from your favorite contemporary artists!

R&B and Gospel Holiday - R&B, and even a little Gospel for the holidays.

Religious Christmas Classics - The true meaning of the Season -- songs about the birth of Christ and a promise for peace on Earth.

The Season's New Releases - Holiday music released this year.

Christmas Standards - Lots of versions of only the best-known Christmas songs.


Holiday Adult Contemporary - Great holiday music by contemporary artists like Mariah Carey, Neil Diamond, Barbra Streisand, and others.

Holiday Country - Alabama, Clint Black, Johnny Cash, Billy Gilman, Reba McEntire, B.J. Thomas, and many others.

A Non-Standard Christmas - There's more to holiday music than the same 10 carols... explore some wider territory.

Channel O - 'O Holy Night,' 'O Come All Ye Faithful,' 'O Tannenbaum,' and so forth.

Chestnuts Roasting - Nothing but the Mel Torme-penned classic "The Christmas Song," with versions by Frank Sinatra, Dave Brubeck, Christina Aguilera, and dozens of others.

Blue & White Christmas - From Elvis Presley to Bing Crosby and beyond, a channel comprised of two of your favorite colorful Christmas songs.

Have Yourself a Merry? - Hugh Martin and Ralph Blane's 1944 Christmas classic, as performed by such diverse artists as the Blue Hawaiians, Diana Krall, Coldplay, Alan Jackson, Pretenders, and, of course, Judy Garland.

Home for Christmas - R&B singer Charles Brown and others make the request ("Please Come...") -- and Tony Bennett, Harry Connick, Jr., and (of course) Bing Crosby respond that they will ("I'll Be...").

Celtic Christmas - Classic seasonal Celtic tunes from the artists you'll hear on AccuRadio's RadioCelt.com.

Christmas In... - It's like a holiday trip around the world: "Christmas in Killarney," "...in L.A.," "...in New York," and even "...in Jail!"

Happy New Year! - Songs about wintertime, snowfall, skating, and your plans for New Year's Eve.

Holiday Classical - Orchestral and vocal solo holiday music.

Holiday Jazz - Jazz versions of seasonal tunes by Dave Brubeck, Boney James, Dave Koz, John Pizzarelli, Rosemary Clooney and many others.

Holiday Music - Warm your soul with the very best of the holidays. Featuring rock, pop, jazz, country, R&B, Hawaiian, cabaret artists, and more!

Holiday Rock - Rock renditions of holiday sentiments.

Let It Snow! Let It Snow! Let It Snow! - A blizzard of different versions of the classic holiday tune -- by Dean Martin, Boots Randolph, Ella Fitzgerald, Chet Atkins, and many others.

Modern Classics - Twenty great songs that we think will one day be cherished as "classics."

Old-Fashioned Christmas - Old-time holiday favorites from some the greatest artists of all time.

Radio North Pole - Songs about Santa, his reindeer, and the elves.

Spice Tracks - Non-traditional musical styles, artists, and songs.

The Jingle Channel - If it's a holiday classic with the word "Jingle" anywhere in the title (e.g., "Jingle Bell Rock"), you'll hear it here!

The Silent Night Channel - Dozens of versions of one of the world's best-loved Christmas carols.

Wide Playlist - The whole enchilada... our entire library! The widest playlist of holiday songs you'll find anywhere

o filme de natal

Acho que este é o mais natalício de todos os filmes de Natal. Se não tem nada que fazer este domingo, sente-se no seu sofá com uma taça de castanhas assadas e relembre este magnifico filme de Frank Capra.
It's a Wonderful Life

Thursday, December 07, 2006

we wish you...

e não é que chegou o natal...!?


é verdade: chegou! e que bom que é! e que bom que é contrariar toda a gente que escreve artigos uns atrás de outros a dizer que o natal é um frete, que já não se podem ouvir músicas de natal, etc, etc, etc...
quem partilha a paixão natalícia pode espreitar o museu da woolworths na secção de decorações de natal e ver as evoluções, é fantástico!
http://museum.woolworths.co.uk/xmasdecs.htm

Wednesday, December 06, 2006

o regresso......

Finalmente tenho o meu computador de volta, regressado do outro lado, quase à beira de uma morte inevitavel...
Mas estou de volta e agora trata-se de recuperar o tempo perdido...
Quem tiver fim-de-semana, contrariamente a mim, vá até Alcobaça e passe pela exposição do Rodrigo

Monday, September 11, 2006

Friday, September 01, 2006

coelho

de facto é só mesmo seguir o coelho para encontrar a saída, mas o pior é quando nos confundimos com o coelho, no entanto é bom descobrir o coelho que de facto temos de seguir

Thursday, August 31, 2006

saída

por vezes queremos encontrar a saída à força toda e quanto mais andamos seguindo todas as placas e sinais, cada vez nos enfiamos mais dentro de um labirinto infinito... sinto-me a alice no meio do meu pais das maravilhas...

Sunday, August 27, 2006

continuam os ensaios...

...e por isso mesmo este blog não tem tido grandes actualizações. o máximo que posso fazer de momento para os mais fieis é mostrar o que tenho andado a fazer, por isso aqui ficam mais algumas imagens dos ensaios.




Sunday, August 13, 2006

west wing

é de facto uma série extraordinária.

Tuesday, August 08, 2006

procura-se

os cavalinhos, carrinhos, aviões, naves e foguetões ou pranchas de surf e girafas onde eu quando era pequenino passava horas deixando-me viajar para sitios inimagináveis até a falta de moeda pôr um fim à minha viajem (já em pequeno eram as moedas, ou a falta delas, que faziam com que ficasse em terra) estão a desaparecer. já não os vejo às portas dos cafés ou nos centros comerciais, assim como cada vez menos vejo as máquinas de fotografia, as photomatom, onde fiquei várias vezes com cara de parvo para fazer fotografias para o BI. será que vamos deixar de poder viajar e ser fotografados no fim das nossas viagens enquanto celebramos o nosso regresso a terra segura?

little britain #2


descobri este "Lou & Andy" e, apesar de não ser um dos melhores, vale sempre apena...

little britain



ao lado de Fawlty Towers, esta é de facto uma das melhores séries de humor que vi. personagens como Vicky Pollard (aqui num clip dedicado ao Tiago), Bubbles Devere, Daffyd (que insiste em ser "the only gay in the village"), Dr Lawrence e a Anne, Emily Howard e a Florence, o hipnotista Kenny Craig e claro a cereja no topo, os extraordinários Lou e Andy, são interpretados pelos autores da série, os actores Matt Lucas e David Walliams, que antes tinham feito a série "Rock Profile" onde deram corpo a um grupo de diversas personalidades do mundo da musica desde Elton John a Prince aos Abba. esta é uma série notável e eles dois entertainers do nivel de Eddie Izzard e hoje em dia creio que pouco mais...

Monday, August 07, 2006

a memória dos sons

há quem tenha nascido para ser bom e há quem tenha nascido para ser o melhor... a diferença é substâncial... "The Smiths" estão sem dúvidas na fasquia dos melhores.

Sunday, August 06, 2006

tmn

a tangerina azul ocupou (mais uma vez) esta manhã a minha varanda para um filme publicitário para a tmn. a casa está cada vez com mais saída! desde o filme "Salitre" de Leonor Noivo (foto mais pequena) até à tmn (duas fotografias, tiradas hoje de manhã na varanda), passando por vários outros anúncios, filmes e videos é a casa mais requisitada das redondezas.

Saturday, August 05, 2006

em ensaios...


Já está em ensaios "A Música no Coração" que Filipe La Féria vai levar para o Politeama. Anabela, Carlos Quintas e Lúcia Moniz (na foto, também com Patricia Resende que faz anos hoje) estão nos principais papéis. Como estou encarregue de fazer o "Making Of..." vou mostrando por aqui a evolução das coisas.

come chocolates


Interessante trabalho de performance no Majong feito pela Teresa Tavares (e uma outra actriz de quem não sei o nome... assim que souber corrijo) a partir do texto de Pessoa.

a casa do miguel



O convivio é sempre bom, mas quando as razões são melhores torna tudo mais interessante. O miguel tem uma casa nova e a casa é linda e a festa foi fantástica! Parabéns!

Sunday, July 30, 2006

o regresso do filho pródigo

após algum tempo sem net e sem hipoteses de aqui vir, voltei...

Thursday, July 13, 2006

só em setembro


Volver, um filme de Pedro Almodóvar. e ainda falta tanto...

Wednesday, July 12, 2006

amor, viagens e gelados



como é igual o amor em todo o lado...

alexandra lucas coelho

Grande Prémio Gazeta 2005 atribuído a Alexandra Lucas Coelho e a Cândida Pinto

A jornalista do PÚBLICO Alexandra Lucas Coelho e a jornalista do "Expresso" Cândida Pinto venceram "ex-aequo" o Grande Prémio Gazeta 2005, atribuído pelo Clube de Jornalistas.
O Prémio Gazeta Revelação foi para Inês Almeida, pelos trabalhos "O Lixo do Dia" e "Teatro para Inglês Ver", publicado no suplemento DNA do "Diário de Notícias". O júri do prémio decidiu ainda atribuir o troféu Gazeta de Mérito a Edite Soeiro, a jornalista com mais anos de profissão ainda em actividade. O Prémio Gazeta Imprensa Regional distinguiu, em 2005, o semanário algarvio "Barlavento".
Os três trabalhos de Alexandra Lucas Coelho apresentados a concurso foram considerados pelo júri como reveladores de "uma prática jornalística exemplar", aliando "qualidade literária com originalidade, rigor e adequada contextualização dos temas tratados. Em "O miúdo da intifada trocou as pedras pela música", destaca-se o que une as partes em presença no conflito israelo-palestiniano, "em vez de se insistir no que as separa". "A Mancha de D. Quixote" revisita os lugares celebrado pela obra de Cervantes, "num misto de erudição e clareza que contraria a chamada 'linguagem jornalística' -- supostamente redutora para ser compreendida por todos". Finalmente, em "Marco de Canavezes, a herança de Avelino Ferreira Torres", realizada num meio "particularmente hostil", cruzam-se fontes "numa postura eticamente louvável: sem pseudodistanciamentos nem intervencionismos absurdos".
Os Prémios Gazeta têm por objectivo a valorização dos jornalistas portugueses e o estímulo da qualidade do jornalismo.O júri deste ano foi constituído por Daniel Ricardo (CJ), Eduardo Gageiro (fotojornalista), Eugénio Alves (presidente do CJ), Fernando Cascais (director do Cenjor), Fernando Correia (jornalista e professor universitário), Guiomar Belo Marques (CJ), Jorge Leitão Ramos (crítico de cinema e televisão), José Mário Costa (jornalista), José Rebelo (professor universitáro) e José Manuel Paquete de Oliveira (sociólogo e professor universitário).
in Publico.pt (com cortes)

Tuesday, July 11, 2006

eduardo prado coelho


hoje no LUX lançamento do novo livro de Eduardo Prado Coelho, "Nacional e Transmissível" da editora Guerra e Paz

Monday, July 10, 2006

nova temporada do são luiz



Foi hoje apresentada a programação da Temporada 06/07 do Teatro Municiapl São Luiz, aliás acho que agora é São Luiz Teatro Municipal... A apresentação foi um sucesso (Simone, Victor de Sousa, Fátima Bernardo, Adriano Luz, Carla, Miguel Guilherme, Paulo Matos, Luís Miguel Cintra, David Almeida, António Pires, Natália Luiza, Marco D'Almeida, Beatriz Batarda, Nuno Lopes, tantos, tantos) e a programação também parece ter todas as condições para o ser. É bom ter um teatro de portas abertas em Lisboa e é bom que continue a apostar numa programação de qualidade. O Prof. Jorge Salavisa e a sua equipa estão de parabéns, um abraço à Tiza, à Aida, ao Zé, à Susana, à Anabela, aos Ricardos e um beijinho especial à Maria que volta ao São Luiz depois de ter sido mãe. Também foi muito bom ver que o João Balão se juntou à equipa técnica do São Luiz, é um dos melhores técnicos de teatro que conheço e são precisas pessoas assim! Só nos faltou mesmo a graça da Graça!

Sunday, July 09, 2006

vila do conde #1



filmes portugueses selecionados para a competição nacional:
A MINHA ALDEIA JÁ NÃO MORA AQUI
Catarina Mourão, Portugal, DOC, 60m, 2005

BARULHO #2
Daniel Barroca, Portugal, EXP, 9m, 2005

CÂNTICO DAS CRIATURAS
Miguel Gomes, Portugal, FIC, 24m, 2006

ENTRE TEMPOS
Frederico Lobo, Portugal, DOC, 14m, 2006

IMPENDING DOOM
Edgar Pêra, Portugal, EXP, 8m, 2006O

CAMINHO PERDIDO
Teresa Garcia, Portugal/France – Portugal/França, FIC, 25m, 2005

PARTE DE MIM
Margarida Leitao, Portugal, FIC, 14m, 2005

PERÍMETRO
Miguel Seabra Lopes, Portugal, FIC, 24m, 2006

RAPACE
João Nicolau, Portugal, FIC, 25m, 2006

STUART
Zepe (José Pedro Cavalheiro), Portugal, ANI, 11m26s, 2006

YOUR WORDS
Mónica Santos, Portugal, ANI, 2m50s, 2006

Saturday, July 08, 2006

jeremy brett


como disse no outro dia, é de toda a justiça falar de Jeremy Brett como um dos grandes actores que deu vida a Sherlock Holmes. É um facto que as interpretações de Peter Cushing ou Christopher Lee (ambos em filmes do mestre Terence Fisher), ou mesmo a de Basil Rathbone (independentemente da qualidade dos filmes), são também memoráveis, mas tendo em conta que cresci a ver na televisão, influenciado pelo meu avô, a série protagonizada por Jeremy Brett, é sem dúvida a que mais me marcou sentimentalmente. Creio também que a personagem criada por Sir Arthur Conan Doyle nos seus livros está muito mais próxima de Jeremy Brett do que de qualquer outro, os gestos rasgados no nada, os olhares, o humor, a homossexualidade disfarçada, a dependência das drogas, tudo encontra em Brett um caminho lúcido e inequívoco.

Depois há outros motivos para falar de Jeremy Brett. Quem não se lembra de "My Fair Lady" cantando "On The Street Where You Live"?
Jeremy Brett nasceu Peter Jeremy William Huggins em 1933 e morreu em 1995. Estudou no Eton College onde foi considerado um desastre académico devido a um problema de dislexia. Foi depois estudar canto e teatro para a Central School os Speach and Drama em Londres. Estreou-se no teatro em 54 e entrou para a Old Vic Company em 1965 e mais tarde para o Royal National Theatre onde interpretou várias peças de Shakespeare e outros clássicos.
Em 1958, Jeremy Brett casou com a actriz, Anna Massey de quem se divorciou em 1962 (tiveram um filho chamado David Huggins, hoje um celebre romancista inglês). Anos mais tarde, Brett e Massey apareceram juntos na BBC numa dramatização de "Rebecca" (1978), com Brett no papel do herói assombrado e Massey no papel da sinistra dona de casa (David Huggins também entrava no filme).
Em 1976 Brett casou com a Americana produtora da PBS Joan Wilson, que veio a morrer de cancro em 1985. Brett nunca voltou a casar.

A partir do início dos anos 60 Brett estava sempre presente no cinema ou na TV, desde "D'Artagnan" ao Captain Absolute em "The Rivals" ou em 1973, no papel de Bassanio na produção televisiva de "O Mercador de Veneza" com Laurence Olivier em Shylock e Joan Plowright em Portia (Brett, Olivier e Plowright tinham já feito os mesmos papéis na produção teatral do Royal National Theatre.)
Em 1964 apareceu o inevitável Freddie Eynsford-Hill em "My Fair Lady" seguido de Danilo na produção televisiva de "A Viúva Alegre" onde contrariamente a "My Fair Lady" cantaria com a sua voz.
A sua dicção é sempre extraordinária, mas é devida ao facto de ter sido operado enquanto jovem por não conseguir pronunciar os "R" e desde então ficou conhecido pela sua pronúncia.
Durante 40 anos Brett interpretou dezenas de papéis, mas de facto é Sherlock Holmes que interpreta desde 1984 até 1994 para a Granada Television que o fez o mais conhecido actor da televisão britânica.
Brett sofria de doença bipolar (ou maníaco depressiva), que piorou violentamente desde a morte de Joan Wilson. Joan morreu pouco tempo depois de Brett ter filmado a "morte" de Holmes em "The Final Problem" (algo que me deixou completamente devastado - o Sherlock Holmes não deveria morrer). Entretanto Brett tirou umas férias e quando regressou em 86 para voltar a gravar a série teve um esgotamento nervoso causado pelo agravamento da doença bipolar. Durante a última década da sua vida foi hospitalizado várias vezes para tratamento da sua doença mental, e a sua saúde e aparência vinha-se a deteriorar consideravelmente como pode ser visto nos últimos episódios da série.
Havia planos para filmar todas as histórias de Sherllock Holmes, mas Brett morreu com um ataque de coração na sua casa de Londres antes do projecto ser terminado. O seu coração tinha vindo a enfraquecer desde a sua infância devido a um caso de febre reumática, e foi piorando com os vários medicamentos que tomava para prevenir os episódios maníaco depressivos, sobretudo lítio, isto para não mencionar o facto de fumar compulsivamente (numa entrevista, Edward Hardwicke, o segundo Dr. Watson da série, disse que Brett comprava 60 cigarros todos os dias a caminho do estúdio e fumava-os a todos). Sherlock Holmes morreu! Viva Sherlock Holmes!

Friday, July 07, 2006

a noite da célia




A Alexandra (sim, a da foto) e eu levámos hoje a Célia a ver o Tcheka e a Oumou Sangaré ao Festival Africa ali ao pé da Torre de Belém. Curioso como o local que há séculos atrás era o nosso ponto de partida para as Áfricas é agora o ponto de chegada para quem das Áfricas nos vem cantar.
A revista "Le Cool" (projecto muito bom a que tenho de dedicar algum tempo aqui) diz:
"Chamam-lhe a cantora-pássaro. É inevitável. Teríamos que começar por aqui. Numa determinada região do Mali dizem que os pássaros escolhem certas pessoas para através delas comunicarem a sua visão do mundo aos humanos. Oumou Sangaré é a escolhida. Através do seu canto manifesta o seu activismo social e a sua luta pelos direitos das mulheres. A sua voz e as suas palavras mudam mentalidades. E é uma forma tão bonita de o fazer. Antes toca Tcheka. De Cabo Verde para o mundo, Tcheka usa a guitarra de uma forma peculiar, aproximando-se da percussão. É uma das noites mais sensoriais do Africa Festival."
Foi de facto algo de extraordinário. As aparições também são sempre agradáveis...

Thursday, July 06, 2006

basil rathbone







sendo um assumidíssimo fã do Sherlock Holmes, foi com enorme entusiasmo que ví esta colecção com o Basil Rathbone, descoberta pelo meu pai em terras de vera cruz, série essa que tem vindo a preencher grande partes das sessões contínuas nocturnas cá de casa. No entanto estas produções são de facto uma tristeza. A volta que dão ao coitado do Sherlock Holmes levando-o para a II Guerra Mundial ou o ar de atrasado mental que dão ao Dr. Watson são o pior... Os argumentos são fracos, fracos, fracos e apenas têm de Sherlock Holmes o facto de serem baseados em personagens de Sir. Arthur Conan Doyle. As saudades que estes filmes me dão da série televisiva e do magnifico Sherlock Holmes de Jeremy Brett...