Grande Prémio Gazeta 2005 atribuído a Alexandra Lucas Coelho e a Cândida Pinto
A jornalista do PÚBLICO Alexandra Lucas Coelho e a jornalista do "Expresso" Cândida Pinto venceram "ex-aequo" o Grande Prémio Gazeta 2005, atribuído pelo Clube de Jornalistas.
O Prémio Gazeta Revelação foi para Inês Almeida, pelos trabalhos "O Lixo do Dia" e "Teatro para Inglês Ver", publicado no suplemento DNA do "Diário de Notícias". O júri do prémio decidiu ainda atribuir o troféu Gazeta de Mérito a Edite Soeiro, a jornalista com mais anos de profissão ainda em actividade. O Prémio Gazeta Imprensa Regional distinguiu, em 2005, o semanário algarvio "Barlavento".
Os três trabalhos de Alexandra Lucas Coelho apresentados a concurso foram considerados pelo júri como reveladores de "uma prática jornalística exemplar", aliando "qualidade literária com originalidade, rigor e adequada contextualização dos temas tratados. Em "O miúdo da intifada trocou as pedras pela música", destaca-se o que une as partes em presença no conflito israelo-palestiniano, "em vez de se insistir no que as separa". "A Mancha de D. Quixote" revisita os lugares celebrado pela obra de Cervantes, "num misto de erudição e clareza que contraria a chamada 'linguagem jornalística' -- supostamente redutora para ser compreendida por todos". Finalmente, em "Marco de Canavezes, a herança de Avelino Ferreira Torres", realizada num meio "particularmente hostil", cruzam-se fontes "numa postura eticamente louvável: sem pseudodistanciamentos nem intervencionismos absurdos".
Os Prémios Gazeta têm por objectivo a valorização dos jornalistas portugueses e o estímulo da qualidade do jornalismo.O júri deste ano foi constituído por Daniel Ricardo (CJ), Eduardo Gageiro (fotojornalista), Eugénio Alves (presidente do CJ), Fernando Cascais (director do Cenjor), Fernando Correia (jornalista e professor universitário), Guiomar Belo Marques (CJ), Jorge Leitão Ramos (crítico de cinema e televisão), José Mário Costa (jornalista), José Rebelo (professor universitáro) e José Manuel Paquete de Oliveira (sociólogo e professor universitário).
in Publico.pt (com cortes)
1 comment:
O Alexandra merece.já merecia ha algum tempo. Excelentes crónicas. Boa lembrança, Fred. LA
Post a Comment