Sunday, August 05, 2007

dia de surf... é verdade, em português...

A ideia não podia ser pior: um filme de animação digital sobre pinguins e surf. Mas o resultado não é. "Dia de Surf", realizado por Ash Brannon e Chris Buck é um filme divertido e bem feito apanhando a onda do sucesso da "A Marcha dos Pinguins" e "Happy Feet". Mas quanto ao filme muito já se escreveu por ai tanto a dizer bem como mal, por isso vou-me dedicar apenas a escrever sobre a dobragem em português, coisa que tem vindo a melhorar muito em Portugal e que já fazemos com a mesma qualidade técnica e artística que qualquer outro país. O que me parece inadmissivel é que para saber quais as vozes que dobram a versão americana com Shia LaBeouf, Jeff Bridges, Zooey Deschanel, Jon Heder e James Woods eu tenha de esperar até ao fim do genérico do filme (que é grande) e que depois me passem pelos olhos dois cartões que nem tive tempo para ler com os nomes dos actores que dobraram o filme em português.
Para os curiosos que desistiram de ver o genérco quando ia no nome de "J. Robert Ray" um senhor que é "software engineer", aqui fica a lista das vozes portuguesas (pelo menos as que descobrir na net... o que também não foi fácil). Tiago Castro (o Crómio dos "Morangos com Açucar"), António Feio (creio que toda a gente sabem quem é...), Filipe Duarte (actor de "A Ferreirinha" e "João Semana"), André Maia (actor com grande experiência em dobragens sobretudo nos filmes da Disney e era também a voz do genérico do "Pokemon"), Margarida Cardeal (actriz actualmente na telenovela "Fala-me de Amor"), Fernando Luis (o próprio do já clássico "Médico de Familia").
O mais extraordinário é que há um site do filme em português (mesmo o nosso português, porque há um outro site para a versão barsileira) e nem ai estão os nomes dos actores!

4 comments:

Lauro António said...

Muito bem bserv ado e de toda a justiça ser referido. E o Mário Augusto da Sic, como repórter?
Be esgalhado.

Lauro António said...

observado, of course...

Maria Eduarda Colares said...

é verdade, já tinha andado à procura e foi o cabo dos trabalhos! Será que eles chegaram tarde às gravações? Não disseram "boa noite, obrigados"? Comeram alcagoitas e deitaram as cascas para o chão? Se não, por que votarem-nos ao ostracismo desta maneira?

fcorado said...

É verdade, esqueci-me de falar do Mário Augusto que dá um toque muito especial ao filme. Abraço para ele.