Tuesday, March 25, 2008

Simone na TV


Passou este fim-de-semana na RTP 1 o espectáculo “Num País Chamado Simone”, uma bonita homenagem a Simone de Oliveira que deu muito trabalho a muita gente e como eu próprio estou incluído nesse grupo não vou falar sobre a qualidade do espectáculo, vou apenas deixar uma nota ao notável cenário criado pelo Bruno Guerra, fugindo radicalmente às luzinhas piscantes e cenários deprimentes habituais neste tipo de coisa (veja-se a Gala de Homenagem a Moniz Pereira exibida dias depois).
Quanto à exibição na RTP, essa é outra história, e disso posso falar! Quem teve a sorte de estar no Coliseu dos Recreios viu um espectáculo cheio de emoção com uma plateia ao rubro com cantores emotivos e uma Simone fabulosa envolvidos por um cenário extraordinário que por sua vez era enquadrado por uns vídeos feitos por mim. Quem viu o trabalho feito pela RTP não teve essa sorte… o registo “chapa 4” feito pelo já habitual Jorge Rodrigues, que tem vindo a realizar para a televisão grande parte dos trabalhos de La Féria com a excepção de “Grande Noite”, “Cabaret” e “Passa Por Mim No Rossio” (os melhores), fez com que este fosse apenas mais um programa de variedades de homenagem a uma velha glória deste velho país exibido na nossa velha televisão. Eu só pergunto: quando é que voltam a dar importância à realização televisiva como se fazia nos tempos de Luis Andrade (que saudades do “Gente Fina É Outra Coisa”), Herlander Peyroteo, Artur Ramos, Nuno Teixeira ou pelo menos que peguem no Fernando Ávila e o ponham também a fazer este tipo de espectáculos, não o limitem ao “Conta-me Como Foi”, esse sim é um homem que sabe realizar televisão.
Valha-nos as pessoas que com os seus telemóveis filmaram bocados do espectáculo e que com excertos como este nos conseguem dar uma ideia da emoção que foi estar e viver “Num País Chamado Simone”.

5 comments:

Anonymous said...

É incrivel como este homem me surpreende com tantos projectos em que está envolvido! Não vi o espectáculo e quanto ao programa vi-o salteado. Acredito naquilo que dizes e bem sei que se perde muito na transição de espectaculo para programa de Tv (talvez tenha acontecido o mesmo com a versão de televisão do My Fair Lady e do Amalia). O video do telemovel não podia ser mais expressivo. Até gostava de ter la estado! Fica para a proxima!
Meu caro, um enorme abraço e parabéns pelo espectáculo.
Helder Magalhaes.

Anonymous said...

Eu não podendo fazer comparação entre o espectáculo ao vivo e o transmitido pela televisão achei este último muito bem conseguido, sóbrio e de muito bom gosto, realçando o cenário, realmente notável dando uma enorme beleza ao palco. Pena é, que com tantos e tão bons artistas portugueses, não se façam mais programas de tão grande qualidade.

Arnaldoooooo said...

Permita-me...Muitos parabéns pelo excelente espectáculo. Obrigado por ter ajudado a Simone a brilhar como ela merece. Infelizmente este país de pouca-memória e com demasiado mau gosto não o reconhece.

Estive lá....vi uma festa digna e de muito bom gosto

Anonymous said...

Olá. A viver em Bruxelas, só dá mesmo para ver pela RTPi. Pena. Elisa

Maria Eduarda Colares said...

No tempo do Luis Andrade não se fazia tanta alarvidade!