Tuesday, October 16, 2012

Portugal | Jorge Sousa Braga

Portugal, quero falar contigo.
Não faças esses olhos de quem viu um lobisomen.
Achas esquisito, porventura, que queira falar contigo?
É que tenho coisas muito importantes para te dizer e só agora arranjei a coragem suficiente.
Portugal: eu tenho vinte e dois anos e tu às vezes fazes-me sentir como se tivesse oitocentos.
Que culpa tive eu que D. Sebastião fosse combater os infiéis ao norte de África só porque não podia combater a doença que lhe atacava os órgãos genitais e nunca mais voltasse?
Às vezes quase chego a acreditar que é tudo mentira, que o Infante D. Henrique foi uma invenção do Walt Disney e o Nuno Álvares Pereira uma reles imitação do Príncipe Valente.
Portugal: não imaginas o tesão que sinto quando ouço o hino nacional, que os meus egrégios avós me perdoem.
Ontem estive a jogar ao póker com o Velho do Restelo. Ele anda na consulta externa do Júlio de Matos. Deram-lhe uns electro-choques e está a recuperar àparte o facto de agora me tentar convencer que nos espera um futuro de rosas.
Portugal: eu se tivesse dinheiro comprava um império e dava-to.
Juro que era capaz de fazer isso só para te ver sorrir.
Portugal: vou contar-te uma coisa que nunca contei a ninguém.
Sabes, estou loucamente apaixonado por ti. Pergunto a mim mesmo como me pude apaixonar por um velho decrépito e idiota como tu mas que tem um coração doce ainda mais doce que os pastéis de Tentúgal e o corpo cheio de pontos negros para eu poder espremer à minha vontade.
Portugal estás a ouvir-me?
Eu nasci em 1957, Salazar estava no poder, nada de ressentimentos.
O meu irmão estava na guerra, tenho amigos que emigraram, nada de ressentimentos.
Um dia bebi vinagre, nada de ressentimentos.
Portugal: ia propor-te um projecto iminentemente nacional: que fôssemos todos a Ceuta à procura do olho que o Camões lá deixou.
 Portugal: sabes de que cor são os meus olhos?
São castanhos como os da minha mãe.
 Portugal gostava de te beijar muito apaixonadamente na boca.

 Jorge Sousa Braga.

No comments: