Tuesday, December 12, 2006

o portugal do miguel


Acabei de ver RTP 1 um programa de televisão extremamente bem feito: "O Portugal de...", com uma entrevista a Miguel Esteves Cardoso que, como sempre, foi divertido, esclarecedor, brilhante, interessante, etc, etc, etc... deviam fazer cópias em DVD e distribuir pela escolas, podia ser muito útil a vários... professores (e alunos também).
No site da RTP lê-se:
"PORTUGAL DE...
Um olhar de 12 portugueses sobre Portugal, em conversas reveladoras!
Em 12 episódio conheça algumas das maiores figuras da vida pública portuguesa dos últimos 50 anos. A vida e as reflexões de uma personalidade, as pessoas, os lugares, épocas e acontecimentos. Uma série documental extraordinária.Uma partilha de experiências que o deixará a pensar. Cada episódio será centrado numa personalidade convidada, a qual falará sobre pessoas, lugares, épocas e acontecimentos da sua vida numa perspectiva de explorar o que é ser Português, viver em Portugal e a sua relação com o País. Em meados do século passado vigoravam nos círculos intelectuais em Portugal impressões e explicações do que era ser Português elaboradas sobretudo nos últimos anos do século XIX e princípio do século XX. Os símbolos e estereótipos dessa “maneira de ser Português” foram intensamente divulgados através do ensino e de muitas formas de arte e comunicação. A presente série de programas procura compreender como a experiência de vida portuguesa dos convidados foi ou não afectada por esse património, e os levou ou não a contestá-lo e a afastar-se dele. Trata-se de saber, no fundo, se é possível ou necessário falar, depois das transformações dos últimos 50 anos, de uma nova maneira de ser Português."
O programa é da autoria de Rui Ramos (que conduz a entrevista), a produção de João Barrigana e a realização de Fernando Ávila, que continua a fazer televisão magistralmente. Um realizador que nos deu já grandes obras no passado como "Residencial Tejo", "Sozinhos em Casa", "Pós de Bem-Querer", "Crime na Pensão Estrelinha" ou "Grande Noite" de Filipe La Féria, para quem gravou também o "Passa Por Mim No Rossio". Este sim, deveria ser o primeiro realizador que a RTP deveria chamar para todos os programas e mais alguns, este homem não devia parar de trabalhar...
Na próxima terça-feira às 23.15, lá estarei para ver o senhor(a) que se segue.

1 comment:

Anonymous said...

Concordo plenamente. E é um acto de coragem da RTP meter um programa inteligente em prime time.
Veremos o sr que se segue.
Do MEC gostei.